sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tempo de encontrar a rima


Teatro Palácio das Artes - Belo Horizonte/MG jun/2006
Fonte: YouTube

No fim de um dia turbulento no trabalho, larguei tudo e, um tanto sem rumo, com medo de contaminar meu doce lar com toda a minha angústia, decidi passar no Teatro 04 de Setembro para ver o que estava acontecendo. Havia um show. A bilheteria estava fechando. O nome do artista me era desconhecido.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Belo e o Incômodo



O filme serve para exercitar o homem nas novas percepções
e reações exigidas por um aparelho técnico cujo papel cresce
cada vez mais em sua vida cotidiana.
Fazer do gigantesco aparelho técnico do nosso tempo
o objeto das inervações humanas – é essa a tarefa
história cuja realização dá ao cinema o seu verdadeiro sentido.
(Walter Benjamim, in Magia e Técnica, Arte e Política –
Trad. Sergio P. Rouanet, p. 174)

Gefion e seus filhos,  por Sergia A.

Filmes de entretenimento. Filmes hollywoodianos. Filmes comerciais.
O que mais? Como denominar a produção cultural que parece dominar o imaginário coletivo mundial e se reproduz como praga?
Mas, convenhamos, quem resiste a uma adocicada comédia romântica? Ou às fórmulas imutáveis e os efeitos especiais dos filmes de ação? Eles conhecem bem nossos anseios ou, quem sabe, somos produtos dessa indústria, desenvolvidos para consumi-la.
Todavia não fomos completamente vencidos. Teimosamente surgem de vez em quando, alguns heróis, rebeldes, revolucionários prontos a nos redimir. Foi assim na década de 1920 com o Expressionismo alemão ou, na década de 1950 com Neo-realismo italiano ou, nos anos 1960 com a Nouvelle Vague na França e o Cinema Novo no Brasil. Ou, ainda, mais recentemente, com o Dogma95 na Dinamarca.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luz repetida,  por Sergia A.


Brilha sobre a mesa
Testemunho repetido
Nas chamas acesas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Do Laboratório: O desligamento

"...and in their grey and white curve a world was reflected"  *


E um ano se passou sem que eu me desse conta da real intensidade dos seus dias...
Apesar de nomeá-lo como o primeiro da segunda parte, o havia imaginado como tempo de preparação. Agora o vendo já como um tempo passado, o sinto como um tempo de iniciação, com toda a alternância de dúvidas e euforia, mas solidamente edificado pela fragilidade das minhas mãos.

Engraçado é que o que me vem à mente nesta data comemorativa, talvez ainda em conseqüência do excesso de estímulos a que me submeti no último mês, é o filme Girl With a Pearl Earring (2003), Moça com Brinco de Pérola na tradução brasileira:


Vitrines no alto,   por Sergia A.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ao vento


Sombra,   por  Sergia A.


Sentindo sob meus pés andarilhos a firmeza do chão da minha terra, e sob uma luz intensa amortecida pelas lentes, a alegria do reencontro com a leveza e a inocência.

Dias de flores e doçura, propícios e necessários para que se acomode na lembrança o turbilhão e para que se redirecione o pensamento rumo ao balanço de um novo vento.